O CREAS- Centro de Referência Especializado de Assistência Social configura-se como uma unidade pública e estatal, que oferta serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.).
A oferta de atenção especializada e continuada deve ter como foco a família e a situação vivenciada. Essa atenção especializada tem como foco o acesso da família a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção.
O CREAS deve, ainda, buscar a construção de um espaço de acolhida e escuta qualificada, fortalecendo vínculos familiares e comunitários, priorizando a reconstrução de suas relações familiares. Dentro de seu contexto social, deve focar no fortalecimento dos recursos para a superação da situação apresentada.
Para o exercício de suas atividades, os serviços ofertados nos CREAS devem ser desenvolvidos de modo articulado com a rede de serviços da assistência social. A articulação no território é fundamental para fortalecer as possibilidades de inclusão da família em uma organização de proteção que possa contribuir para a reconstrução da situação vivida.
Então CRAS ou CREAS o que devo procurar?
As vezes nos perguntamos para quem é os serviços da Assistência Social, é para todos? Sim é para todos que necessitem do serviço, qualquer família que esteja em vulnerabilidade Social, o que em nosso pais muitas vezes basta que fiquemos desempregado para necessitarmos do serviço. No CRAS as famílias são incluídas nos programas do governo como o Bolsa família entre outros quando necessário, e recebem orientação através de palestras, visitas e etc., que possibilitam a comunidade conhecimento, tirando a idéia de que a Assistência Social faz “caridade” mais sim prepara o cidadão para seu desenvolvimento dentro da comunidade, assim o CRAS faz a prevenção das famílias atendidas, mais quando os direitos são violados o atendimento a família é especializado, neste caso o CREAS faz o atendimento e se necessário encaminha para um atendimento médico ou Ministério Publico, o CRAS é a porta de entrada pra as outras ferramentas de políticas públicas, e o CREAS uma unidade para atendimentos especializados quando a pessoa, seja ela criança, adolescente, adulto ou idoso tenham seus direitos violados.
Fonte: (MDS)